Maquilhagem

5 Factos sobre cílios!

Eles têm o poder de levantar o olhar e podem fazer a inspiração de uma maquilhgem mudar de romântica para sexy em alguns minutos. Os cílios são parte fundamental da beleza feminina e por isso vale saber tudo sobre eles – desde o seu ciclo de crescimento até suas variações de tamanho. A revista americana Cosmopolitan enumerou alguns desses fatos curiosos que só especialistas no assunto podem desvendar, confira!

1 – O costume de estilizar os cílios vem desde 4000 a.C.

Berço da vaidade humana, o Egito Antigo já possuía algumas ferramentas com essa intenção, mas foi em 1913 que foi criada a máscara para cílios como conhecemos hoje. O cosmético só se popularizou um pouco mais tarde, quando Maybelline criou sua primeira fórmula que era à base de carvão e vaselina.

 

2 – Nem todos os cílios têm o mesmo tamanho

Um truque de maquilhagem ensina a caprichar na máscara quando for aplicar na parte mais externa dos cílios: isso não acontece apenas porque alongar essa área levanta o olhar, mas porque ela é naturalmente menor. Os cílios do meio do olho costumam ser bem maiores do que os que estão localizados nas regiões interna e externa.

 

3 – Os cílios mais longos já registrados tinham quase 7 centímetros de comprimento

Com 6,99 centímetros é um homem e não uma mulher quem possui esse recorde. Como base de comparação, o comprimento médio dos cílios de uma pessoa normal é de cerca de 10 milímetros.

 

4 – Cílios crescem em três períodos

Assim como acontece com os cabelos da cabeça, os cílios passam por uma fase anágena (período de crescimento ativo onde eles crescem 0,16 milímetros ao dia), catágena (período de transição), e telógena (período de repouso). A fase mais duradoura é a de crescimento e é nela que 90 % dos seus cílios vão estar em qualquer momento da vida. Isso significa que se as suas pestanas fossem cortadas por inteiro hoje elas estariam de volta ao tamanho original em cerca de cinco meses.

 

5 – Ciclo de crescimento é muito mais rápido que o da cabeça

Cerca de 5 cílios caem todos os dias, mas como demora apenas 90 dias para ele nascer, crescer e cair de novo ninguém nota a diferença. A rapidez desse ciclo explica porque eles nunca chegariam ao tamanho dos cabelos da cabeça, cuja fase de crescimento dura mais de seis ano


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close