Saúde e Bem-estar

O que é o Acne?

Eu tenho acne, porém, não é das piores, claro que de vez em quando aparece algumas horríveis.
Costumo ter algumas no rosto, costas e entre os seios ( de vez em quando da vontade de não sair de casa).
O pior de tudo é quando temos que usar um biquíni ou vestido tomara-que-caia, da uma vergonha imensa!!!

 

Vamos falar um pouquinho sobre o que é o acne:

Acne é uma doença da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto,costas, peito e ombros.

Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e deixando cicatrizes ou manchas.

 

Tipos de lesões

Seborréia: é o excesso de secreção sebácea que ocorre no rosto e tronco. A pele se torna oleosa e brilhante e com aparente dilatação do orifício de saída do folículo pilossebáceo.

Ainda que as pessoas que desenvolvem a doença produzam maior quantidade de sebo que os não afetados, a intensidade da acne nem sempre está relacionada com a intensidade de seborréia.

Uma medida para impedir o excesso de produção sebácea é o uso de retinóides tópicos e isotretinoína; tais medicamentos interferem no tamanho e produção de sebo das glândulas sebáceas.

Comedão: é a lesão mais característica da acne. O comedão fechado é de difícil visualização, sendo uma elevação cutânea de cor embranquecida ou amarelada. O comedão aberto costuma não ser elevado. No entanto, pode se

apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido à oxidação da superfície do sebo.

Pápula: é a inflamação do comedão, que se torna avermelhado e aumenta de tamanho de 1 a 4 milímetros. É dolorosa e se desenvolve principalmente do comedão fechado.

O comedão aberto se inflama quando manipulado sem assepsia.

Pústula: é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus de profundidade variável, acompanhada de coceira e dor.

Nódulo: é uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes.

Cicatriz: as cicatrizes podem ser atróficas, hipertróficas ou queloides. Os quelóides se apresentam como inchaços bem delimitados, porém de formato irregular de cor rosa a vermelho escuro.

 

Como surge a acne ou espinha ?

A acne se forma nos folículos pilo-sebáceos, os quais são formados por um pêlo e uma glândula sebácea. Estes localizam-se principalmente na face e região anterior e posterior do tórax.

As lesões geralmente têm início em indivíduos propensos quando a produção de sebo aumenta, mais frequentemente durante a adolescência por estímulo hormonal.

Como tratar?

Bom como entre os 11 aos 18 anos, normalmente é hormonal, certamente não ira sumir totalmente, sempre terá 1 ou 2.

Hoje em dia, tem muitos tratamentos como sabonetes, cremes, hidratantes, tônicos entre outros.

Além de usar esses produtos é preciso rever seus hábitos alimentares entre eles: evitar frituras e chocolates

 

Dicas:

Prioridade básica para a pele:
Limpar
Tônificar
Hidratar

2. Nunca esprema as espinhas

3. Cuidado com as mãos, elas contém muitas bactérias.

 

Tomem cuidado da vossa pele meninas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close