Receitas

Tarte delicia… é de comer e chorar por mais! Mas só mesmo provando para acreditar….

Ingredientes:

Para a massa:
165 g. manteiga
1/2 cháv. açúcar
1/2 c. chá de essência de baunilha
1 e 3/4 cháv. de farinha s/ fermento
1 pitada de sal

Para o creme:
3 limões grandes (sumo e casca)
1 e 1/2 cháv. açúcar
110 g. manteiga
4 ovos
1 pitada de sal

Como fazer:

A massa:

Bater a manteiga, o açúcar e a baunilha até se misturarem. Juntar aos poucos a farinha e o sal e misturar com uma colher de pau até formar um bola de massa. Colocar a massa numa superfície enfarinhada e formar um disco compacto. Pressionar a massa para cobrir uma tarteira de fundo falso e levar ao frigorífico cerca de 20 minutos.
Pré-aquecer o forno a 175ºC.
Retirar a tarteira do frigorífico. Recortar uma folha de papel de alumínio, barrar um dos lados com manteiga e colocar sobre a massa estendida na tarteira, com a parte untada voltada para baixo. Cobrir a parte de cima do alumínio com feijões secos e levar ao forno por 20 minutos. Retirar o alumínio e os feijões e picar a toda a volta com os dentes de um garfo. Levar ao forno novamente por mais 20 minutos ou até ficar levemente dourada. Retirar e deixar arrefecer à temperatura ambiente.

O creme:

Retirar a casca dos limões (apenas a parte amarela) às tiras com um descascador de vegetais ou uma faca. Espremer os limões até fazer 1/2 cháv. de sumo e reservar. Num robô com a lâmina de picar incorporada, colocar a casca dos limões e o açúcar e processar até estar tudo bem picadinho e misturado.
Numa taça, bater a manteiga e o açúcar misturado com a raspa de limão até fazer um creme. Adicionar os ovos, um a um e depois juntar o sumo de limão e o sal, batendo até ficar bem combinado e cremoso.
Colocar a mistura num tacho e levar a lume baixo, mexendo sempre até engrossar, cerca de 10 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer com cuidado para não criar uma crosta.

Verter o creme sobre a massa cozida na tarteira e reservar no frigorífico até servir.

Na hora de servir, polvilhar com pinhões torrados e açúcar em pó. 


http://www.receitasdeportugal.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bidvertiser2018824
Close